quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ainda sobre a licença-maternidade

"No Canada os pais tem direito a um ano de licença maternidade. As primeiras 15 semanas sao a licença maternindade propriamente dita, ou seja só pode ser tirada pela mulher e as 35 semanas seguintes sao de “parental leave”, ou seja, pode ser tirada pela mae, pelo pai ou pelos dois juntos desde que a quantidade de tempo tirada nao seja maior do que 35 semanas. As 35 semanas de parental benefit podem ser usadas tambem por pais adotivos.

Isso nao influi tanto nas oportunidades de emprego da mulher pois quem paga a licença é o governo e nao o empregador. É como o seguro-desemprego. A vantagem de ser um programa do governo no estilo seguro-desemprego é que até pessoas autônomas tem direito a licença maternidade

O empregador pode contratar uma pessoa por tempo determinado para fazer o trabalho que a mae de licença fazia. A mulher pode passar um segundo ano de licença, mas sem vencimentos e a volta ao trabalho muitas vezes é suavizada através de uma volta gradual, ou seja, ela pode voltar trabalhando a tempo parcial (2 ou 3 dias por semana, ou algumas horas por dia) e com o tempo ir aumentando até voltar ao tempo integral. Conheci muitas mulheres que fizeram isso e muitos pais tirando licença para ficar com as crianças enquanto as mulheres voltavam ao trabalho.

Até estudantes universitários tem direito a pedir licença maternidade e terem sua trajetória na faculdade congelada, para poder voltar depois."

Postado por Alexandra em http://sindromedeestocolmo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário