quarta-feira, 20 de maio de 2009

Empresa de Joinville, Santa Catarina, mantém berçário gratuito

É sempre relevante e de grande interesse social a discussão sobre a polivalência da mulher, especialmente daquelas que têm filhos pequenos e precisam trabalhar fora. A mãe, muitas vezes, fica dividida entre cuidar bem do bebê, amamentando, e continuar a trabalhar. Em Joinville, as funcionárias da Whirlpool - Unidade de Eletrodomésticos não sofrem esse problema. Elas contam com a estrutura de um berçário gratuito dentro da sede da empresa, que tem 1.582 mulheres no quadro de funcionários. O berçário registra uma média de 35 crianças atendidas. As mães devem levar apenas fraldas, roupas e remédios (caso necessário) para seus filhos. Todos os demais custos, inclusive os de alimentação, correm por conta da Whirlpool.O berçário, primeiro do gênero em Joinville, existe desde 1994. No início, atendia crianças de até 9 meses de idade. Na época, eram 819 funcionárias na empresa e uma média de oito crianças atendidas. Desde 2004, as crianças podem ficar na creche até completar 1 ano. Até os 6 meses, a mãe pode amamentar três vezes ao dia. Dos 6 aos 7 meses, duas vezes ao dia, e até 1 ano, uma vez ao dia. Em Joinville, além da Unidade de Eletrodomésticos, apenas a Whirlpool Unidade de Compressores (Embraco) conta com berçário dentro da fábrica. O projeto rendeu, em 2002, à antiga Multibrás, o prêmio “Empresa Amiga da Amamentação”. Foi a primeira empresa de Santa Catarina a receber o prêmio.Deise Paulischen trabalha na Whirlpool há dois anos e deu à luz Yasmin há cinco meses. “Uma coisa é certa: se não houvesse o berçário, eu não estaria trabalhando”, acredita. Ela conta que se sente mais tranqüila, pois sabe que será avisada sobre qualquer problema e estará próxima para prestar alguma assistência. “Tenho uma filha mais velha e não pude estar com ela quando tinha a idade da Yasmin por causa do serviço. Percebo nitidamente que a saúde da Yasmin é muito melhor, devido ao fato de eu amamentá-la três vezes ao dia aqui na empresa”, considera.
Texto: Jouber Castro, em http://www.mercadodecomunicacao.com.br

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